Artigos Científicos - Apresentação Oral

Ivo Pedro Gonzalez Junior, Ernani Santos

ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE EXPLORANDO O MODELO UTAUT PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA SUPORTE AO ENSINO PRESENCIAL

Com o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) no contexto educacional, as formas de ensino estão passando por transformações, tanto para Ensino a Distância, como também para suporte ao ensino presencial. O crescimento do uso do AVA e a aceitação dessa tecnologia, seu comportamento e o seu sucesso está diretamente relacionado com sua adoção pelos docentes e discentes. A adoção da tecnologia tem sido estudada durante as últimas décadas, e muitos modelos foram criados. Este estudo tem como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - UTAUT), que é um modelo de tentativa de uma reunião de constructos de outras teorias e modelos, porém, aponta lacunas não abordadas e aspectos não analisados em alguns contextos. Este artigo objetiva propor uma extensão do modelo UTAUT para análise da adoção AVA como suporte ao ensino presencial, incluindo elementos como a interatividade, acompanhamento e continuidade de uso.

Bruno Padinha, Henrique O'Neill

Information systems design and user satisfaction: A banking case study

With the growing, pervasive use of information systems (IS) by most organizations, particularly companies in technology-intensive businesses like banking, questions arise as to the effective success of those systems, how to measure it and, most of all, what influences it. User satisfaction, even if not an end goal of IS organizations, is frequently used as a measure of that success and it has been empirically shown to correlate with other more direct measures. The research reported here looked at what influences user satisfaction, particularly what characteristics of information systems and their development processes tend to result in higher user satisfaction, in the specific case study of a Portuguese bank, which conducts a comprehensive survey every year to measure the satisfaction of its thousands of IS users regarding its numerous information systems. Additional primary data was collected to characterize the information systems and their development processes, which, once structured and standardized alongside the user satisfaction survey results provided the basis for a quantitative analysis of the relationships between IS success, measured by user satisfaction, and its antecedents, using correlation and multiple linear regression techniques. The significant relationships are analyzed and the conceptual model’s results discussed in light of prior theory on the subject. Several implications for the practice and research communities are finally identified.

Ana S. Costa, José Tribolet

Autopoiesis and organizations: a biological perspective

Organization studies have recently had plentiful new approaches and paradigms, such as the autopoiesis theory. Maturana and Varela developed the theory of autopoiesis − a biological theory of autopoietic systems − in order to explain the particular nature of living in the physical domain. Their main contribution has been to provide a concise specification of the defining characteristics of living systems, including humans. Several authors, especially the sociologist Luhmann, have tried to extend such theory to social systems, including organizations. Social systems are systems that are based on the interactions of living systems. The question therefore arises if organizations are also autopoietic systems. In this paper, this question and the relevance of the autopoiesis theory are discussed for understanding organizational changes and self-maintenance, from a biological point of view. Supported by the autopoiesis theory, organizations can be interpreted as networks of interactions, processes and rules of coordination.

Jairo Dornelas, Joao Alvaro Carvalho , Denis Silveira

Uma reflexão sobre a evolução das funcionalidades de tecnologias e sistemas de informação na perspectiva da evolução natural

O presente artigo resume um dos eixos de uma investigação levada a cabo com acadêmicos e profissionais da área de sistemas de informação, a fim de detectar alguma verossimilhança existente entre a evolução de funcionalidades em software, da família das tecnologias da informação e comunicação colaborativa, e a evolução tradicional das espécies focada na teoria da evolução seletiva de Charles Darwin. A expectativa era confrontar as linhas evolutivas de software com aquelas previstas pela seleção natural, a fim de conjecturar algum tipo de herança evolutiva entre tecnologias da informação e especular sobre a pertinência de usos de conceitos darwinistas como derivação e recombinação, por exemplo, no desenvolvimento de software para fins sócio-organizacionais. O relato aqui apresentado não considera as entrevistas de aprofundamento feitas com profissionais portugueses no ano de 2013, remetendo a análise apenas à etapa de lançamento de questionários.

Gilberto Capeca, Filipe De Sá-Soares

Auditoria do Alinhamento entre Sistemas de Informação e Negócio

A aplicação das tecnologias de informação nas organizações suscitou o aparecimento de preocupações com o valor real dessas tecnologias no suporte ao negócio, levando a que a problemática do alinhamento entre o sistema de informação da organização e o negócio da organização assumisse papel de relevo quer na academia quer na prática profissional. Para que as organizações alcancem o alinhamento da aplicação das tecnologias da informação com os objectivos e a estratégia do negócio torna-se necessário que abordem e articulem aspectos como a estratégia de negócio, a estratégia de sistema de informação e as infra-estruturas tecnológicas e organizacionais. Neste artigo argumenta-se que a governação de sistemas de informação e a gestão de sistemas de informação são condições prévias necessárias à perseguição do alinhamento. Com vista a se examinarem essas pré-condições, propõe-se neste estudo um procedimento de auditoria baseado no COBIT 5 e que foi aplicado na avaliação preliminar do suporte prestado pelas tecnologias da informação às actividades organizacionais de um banco central.

Jorge Pires, Bráulio Alturas

Modelo de Avaliação do Desempenho das Concessões Automóveis

O setor automóvel a nível mundial está reduzido a poucos fabricantes que por sua vez agrupam algumas marcas de veículos, apresentando assim evidentes caraterísticas de oligopólio. Por outro lado, o setor sempre se destacou pelos elevados investimentos de marketing, criando fortes imagens de marca e um conjunto de ideias pré-concebidas que dificultam a mudança de marca automóvel no momento em que o consumidor decide trocar de viatura. Deste modo a discussão passou a ser a avaliação baseada em critérios, centrados nas questões da qualidade de serviços, performance de vendas, satisfação do cliente e outros de índole operacional. Contudo estes critérios vão variando de fabricante para fabricante, são tratados de forma departamentalizada, nem sempre são consensuais, não têm uma metodologia racional nem global o que conduz à criação de ideias pré-concebidas, que nem sempre são razoáveis. O presente artigo pretende apresentar um modelo de avaliação do desempenho de gestão das concessões automóveis, que seja uniforme e transversal a todas as marcas automóveis.

Sergio Nunes, Gurpreet Dhillon, Mario Caldeira

Value Focused Approach to Information Systems Risk Management

Information Systems (IS) risk management is a challenge to every organization, in that they are exposed to cyber-attacks that bypass physical barriers. Organizations increase online business in order to remain competitive, but as a consequence their online exposure becomes greater. However their risk management practices and governance are inadequate in the face of increasing new threats and vulnerabilities. This paper presents a Multi- Objective Decision Model for assessing Information Systems Risks. The decision model is based on the values and perceptions of stakeholders. It uses the Value-Focused Thinking approach, as opposed to the predominant Alternative-Focused Thinking. The objectives serve as a basis for decision making in the context of Information Systems risk management in complex managerial situations.

Dario Messina, Ana Barros, António Lucas Soares

Information management in supply networks: a framework to support strategic decision-making

This thesis aims at contributing with new research at the intersection of the research fields of information management and supply chain risk management. Information is a fundamental element for an effective risk management in supply networks. In spite of this, research on how to use internal and external information for risk management decisions in supply networks is scarce. Therefore, this thesis main goal is to characterize information models used in supply networks and the supply chain risk management process in order to propose an aggregated model of internal and external information for risk management decision support in supply networks. This work is based on the Design Science paradigm, which will be applied through several research methods: systematic literature review to analyse the current state of the art on information management in supply networks; field research to analyse the influence of different information organisation models in the process of supply chain risk management and to develop an information model based (artifact); and action research to implement the artifact for the definition of risk mitigation strategies in aeronautic supply networks.

Carolina Costa, Leonor Teixeira, Helena Alvelos

A Study on Massive Open Online Courses in Higher Education

In this paper the current usage of active Massive Open Line Courses (MOCC) is analysed. First a systematic literature revision is performed, in order to identify and classify the published works and the existing developments in this area, being the most used MOOCs platforms also found out. Afterwards, a content analysis of the two most popular MOOCs’ platforms – Coursera and EdX – and a comparison between them is performed. This analysis takes into account, among others, the number and areas of knowledge of the accessible courses, the Higher Education Institutions (HEI) that offer courses using the platforms, the length of the courses and the expected workload for a student to successfully complete the MOOCs. The main findings were that the use of MOOCs has been growing in the last years and that Coursera and EdX are the two main platforms used by HEIs in order to make MOCCs available.

Pedro Miguel de Oliveira, Abílio Oliveira, António Martins

Cruzamentos e Encruzilhadas – a importância de um SI para um serviço de psicologia escolar

Os desafios que se colocam hoje em dia aos adolescentes são cada vez mais complexos. Desde os variados estímulos externos, às características individuais, muitos são os contributos que vão moldando a sua forma de pensar, aprender e (re)agir. Neste sentido, os contextos em que eles se inserem assumem, progressivamente, mais relevância no seu dia-a- dia, nomeadamente no que toca ao meio escolar. É neste enquadramento que se destaca a importância de existir um sistema de informação que permita optimizar o trabalho dos psicólogos, e que se traduza numa clara mudança no desempenho organizacional de um serviço de psicologia escolar. Pretendemos assim modelar e propor um SI que permita reportar informação relevante, cruzando dados quantitativos e qualitativos resultantes de diferentes fontes, nomeadamente testes psicotécnicos aplicados num programa de orientação escolar e vocacional. Suportado na qualidade da informação gerada, cada psicólogo poderá desenvolver um acompanhamento personalizado, mais próximo dos interesses do aluno.

Luís Costa, Bráulio Alturas, Abílio Oliveira

As Tecnologias da Informação no processo de ensino-aprendizagem da música

Há muito que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) entraram no nosso quotidiano, transformando, por vezes de uma forma radical, o modo como se realizam as mais diversas actividades. Não é por isso de estranhar que também no ensino as TIC tenham vindo progressivamente a desempenhar um papel cada vez mais importante, tornando-se imperativo que sejam pensados novos métodos de ensino, de modo a que estas sejam instrumentos auxiliares para aos vários atores envolvidos. Se as TIC podem ajudar a melhorar o ensino em geral, importa propor um modelo para a utilização destas tecnologias no ensino da música aproveitando as potencialidades dos métodos tradicionais de ensino. Neste artigo pretende-se abordar a necessidade de incrementar o esforço de investigação relativo à forma como as tecnologias da informação e comunicação poderão contribuir para um melhor processo de ensino-aprendizagem da música em geral.

Diogo Silva, José Luis Pereira

Modelação de Processos de Negócio: Análise Comparativa de Linguagens

Subjacente a qualquer projeto de Business Process Management (BPM) está a necessidade de representar processos de negócio, recorrendo a linguagens adequadas para o efeito. Neste artigo, partindo de uma revisão aprofundada da literatura mais relevante, faz-se uma análise comparativa de cinco das linguagens de modelação de processos de negócio atualmente mais utilizadas no âmbito dos projetos BPM. O objetivo principal é conhecer os pontos fortes e as maiores limitações de cada uma, de modo a poder traçar uma perspetiva comparativa entre elas. Para esse efeito, descrevem-se sucintamente as respetivas notações fazendo-se uma breve análise aos elementos utilizados por cada técnica de modelação. Depois de devidamente analisadas estabelece-se um framework comparativo de cada uma das notações relativamente a um conjunto de critérios relevantes para a sua comparação, assinalando os trabalhos mais relevantes.

Manuel Almeida, Jose Luis Pereira

Modelos de Simulação de Processos por Junção de Componentes

Com este artigo pretende-se abordar o papel que um repositório de componentes de simulação previamente desenvolvidos pode desempenhar em projetos de simulação de processos de negócio. Recorrendo aos conhecidos padrões workflow (workflow Patterns), resultantes da identificação de situações recorrentemente encontradas em modelos de processos organizacionais, e utilizando mecanismos específicos de componentização disponíveis em algumas ferramentas de simulação, constroem-se componentes a (re)utilizar no desenvolvimento de modelos de simulação. Como exemplo, usou-se um processo de negócio - “Reclamação de Encomendas de Clientes” - em vigor numa empresa do sector têxtil, em que um dos autores colabora.

David Ribeiro, Winnie Ng Picoto, Paulo Gonçalves

O impacto da utilização de RFID: Um estudo de caso numa empresa de manutenção e engenharia

A manutenção de aeronaves representa um custo elevado, pelos processos envolvidos e também pelas perdas associadas ao tempo fora de serviço. A identificação por rádio frequência (RFID) tem despertado o interesse deste setor pela sua capacidade de identificação de objetos de forma inequívoca, podendo assim contribuir para o aumento da eficiência destes processos complexos. O presente estudo de caso pretende analisar o impacto da utilização da RFID numa empresa de manutenção de aeronaves, como a perceção da qualidade do sistema influencia a utilização do sistema e como a utilização do mesmo afeta os colaboradores da organização. Foram realizadas diversas entrevistas com utilizadores do sistema e com o gestor do projeto para obter informação das diferentes perspetivas. A análise dos dados e as conclusões pretendem promover e melhorar a utilização da RFID de forma generalizada, bem como incentivar o desenvolvimento de frameworks para desenvolvimento e implementação de sistemas de RFID.

Rafael Duarte, Denis Silveira, Fernando Wanderley

Um Método para Identificar a Não Conformidade entre os Modelos de Processos de Negócio e o Conceitual de Informação

A falta de conformidade entre as ações que são realizadas em um processo de negócio e a estrutura definida no modelo conceitual de informação vem se tornando uma preocupação frequente nas organizações. Visto que, o quanto antes identificada a falta de conformidade torna-se menos custoso sua correção. Este artigo apresenta um método para identificar a não conformidade entre os modelos conceitual de informação e o de processo de negócio. A identificação é realizada por meio de animações dos objetos instanciados a partir do modelo conceitual de informação com base nas descrições estabelecidas no modelo de processo de negócio. O método aqui proposto foi automatizado por uma ferramenta que interopera com a ferramenta USE, que analisa as violações estruturais definidas no modelo conceitual de informação.

Manuel Gomes, Luisa Domingues

O Impacto do Sistema de Workflow no Licenciamento de Redes e Serviços de Radiocomunicações – Estudo de caso na ANACOM

O objetivo deste estudo visa avaliar o impacto de um sistema de workflow no principal processo da ANACOM, i.e., no Licenciamento de Redes e Serviços de Radiocomunicações. Neste contexto o desafio colocou-se em determinar o impacto em termos de eficiência operacional, eficácia organizacional e satisfação dos recursos humanos. De forma a atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos responsáveis dos processos, bem como aos recursos humanos que operam diretamente com o sistema. A eficiência organizacional obtida foi aferida pela recolha de elementos quantitativos relativos a tempo de trabalho e a custos envolvidos, num cenário pré e pós implementação do sistema. Relativamente à avaliação da eficácia fez-se o confronto de medidas de eficiência versus objetivos estratégicos da organização. Para validação do impacto na satisfação dos recursos humanos e qualidade percebida, realizou-se um questionário interno anónimo e de resposta fechada que cobriu todo o universo. A conclusão a que se chegou foi a de que a adoção do sistema de workflow teve um impacto generalizado na gestão documental da organização.

Sebastião Pedro, Vitor Santos

Modelação de Processos de Gestão de Recursos Humanos

Este artigo tem como objetivo propor modelos BPMN que possam representar as boas práticas em gestão recursos humanos, a fim de facilitar a identificação dos principais requisitos dos pacotes de software para a Gestão de Recursos Humanos. Assim, foram estudadas as subáreas: recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, formação e desenvolvimento, cálculo e pagamento de salário e recompensas, e a gestão de carreira. Para o desenho dos modelos BPMN foi adotada a metodologia design science, adequada aos projetos de investigação em tecnologias e sistemas de informação que têm como objetivo o design de artefactos a partir de bases teóricas. Os modelos desenvolvidos foram disponibilizados para avaliação por gestores e executivos da área de gestão de recursos humanos o que permitiu refinar e melhorar os modelos.

Fernanda Gomes, Mírian Oliveira

Análise da relação entre processos de gestão do conhecimento e de gestão de projetos.

O presente trabalho pretende analisar as relações entre os Processos de Gestão do Conhecimento e os Processos de Gestão de Projetos sob três perspetivas: tecnologias que suportam os processos de Gestão do Conhecimento, atores envolvidos e tipo de conhecimento originado dessa interação. Trata-se de um trabalho teórico que, à luz da literatura, consolida os processos de Gestão de Conhecimento e os Processos de Gestão de Projetos considerando perspetivas abordadas por diferentes autores e, por fim, é mapeada a relação entre esses processos.

Nuno Silva, Marcelo Silva, Carlos Mendes, Miguel Mira Da Silva

A Public Organization Career Progression Analysis Using Process Mining

Process discovery provides a set of methods and techniques to help understand the reality of operating processes in an organization. Process Mining is a well-recognized method by academia and the industry that focuses on workflow discovery. By analysing event data from running processes it is possible to discover workflow models that, despite being executed, were not completely known and understood in detail by the stakeholders. In this paper we describe a field study in which we applied the Process Mining approach to a different target than the usual business processes: career progression based on categories. The field study took place in a public entity with 585 workers. After a results analysis that included an interview with a stakeholder we found the advantages of applying Process Mining techniques to this context. Some of these findings were somewhat predictable, while others raised some interesting thoughts.

Constança Roquette, Mónica Duarte Oliveira, José Tribolet, Lúcia Costa, Paulo Marques

Metodologia para Análise de Oportunidades de Melhoria do Sistema de Gestão de Transporte de Doentes

O Sistema de Gestão de Transporte de Doentes (SGTD) é uma plataforma integrada on- line, desenvolvida pela Link Consulting, que suporta todos os procedimentos inerentes ao transporte programado de utentes. Atualmente, este sistema é usado na gestão do transporte não urgente de utentes em praticamente toda a rede de cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. Este estudo reporta o desenvolvimento e implementação de uma metodologia que permite analisar oportunidades de melhoria dos algoritmos do SGTD, contribuindo para a literatura da área de transporte programado de utentes ao explorar alternativas na lógica e parâmetros dos algoritmos de organização de transporte. Estas alternativas têm em conta os objetivos do sistema de transporte, assim como os seus stakeholders-chave. A metodologia proposta foi aplicada ao SGTD, e os resultados mostram de que forma foi gerada informação capaz de apoiar a Link Consulting na análise de melhorias ao sistema que vão ao encontro dos interesses dos múltiplos stakeholders.

Gonçalo Antunes, Artur Caetano, Jose Borbinha

Analysis of Enterprise Architecture Models with Description Logics Reasoning and SPARQL

Enterprise architecture (EA) model analysis can be defined as the application of property assessment criteria to EA models. Ontologies can be used to represent conceptual models, providing means for their integration, at the semantic and syntactic level, and allowing the application of computational inference to derive logical conclusions from the facts present in the models. As the commonly used EA modelling languages are conceptual, advantage can be taken of representing such conceptual models using ontologies. This paper explores and demonstrates the use of ontologies and associated techniques in the analysis of enterprise architecture models. Two techniques are used to this end: computational inference and the use of SPARQL. The aim is to demonstrate the possibilities brought by the use of these techniques in EA model analysis.

Luís Rolo, Alexandre Fonte, Eurico Lopes

Sistema de gestão e auditoria fiscal na nuvem

A evolução da computação na nuvem tem atraído bastantes adeptos, de tal forma que existem cada vez mais aplicações e serviços disponibilizados por este tipo de infraestruturas, a custos razoáveis, consoante a necessidade e quantidade, devido aos seus recursos elásticos sob solicitação. A grande capacidade de armazenamento, processamento e execução de grandes volumes de informação, tem potenciado a que arquiteturas como Data Warehouses sejam hospedadas na nuvem, provocando o surgimento de novas aplicações analíticas. A necessidade de envio de informação sobre a atividade fiscal dos contribuintes ou empresas para os portais do governo de forma automática e integrada, bem como, a ausência de um local centralizado para a sua consulta tem-se revelado um problema. Daí que, este artigo apresente uma proposta de arquitetura para um sistema de gestão e auditoria na nuvem de documentação fiscal, possibilitando o envio automático da informação e a sua consulta.

Miguel Oliveira, Elsa Cardoso, Marina Santana

Medição de usabilidade e eficiência de dashboards: framework desenvolvida usando os princípios de desenho de Business Intelligence e Interação Homem-Máquina

A usabilidade e eficiência no processo de decisão são aspetos essenciais em interfaces de Business Intelligence (BI). Algumas organizações afirmam construir dashboards com estas características, mas sem forma efetiva de comprová-lo. Sendo uma temática pouco investigada em BI, é contudo largamente estudada na área científica de Interação Homem- Máquina (IHM). Este artigo apresenta o projeto de desenho e desenvolvimento de uma framework para medição da usabilidade e eficiência de dashboards utilizando os princípios de desenho de BI e IHM, com adaptação da ISO/IEC 9241-11. Este projeto académico foi realizado na empresa Portuguesa Novabase, na competência de Business Analytics (BA). Para a validação da framework recorreu-se a profissionais da Novabase nas duas áreas, a professores de IHM e a estudantes com conhecimentos nas duas áreas, observando-se diferenças significativas de usabilidade consoante o número de erros introduzidos e tipo de avaliadores.

Mírian Oliveira, Antonio Maçada, Carla Curado, Felipe Nodari

Os perfis de infraestrutura e a partilha do conhecimento

A tecnologia da informação e o suporte da gestão de topo são considerados como infraestrutura para a partilha do conhecimento. Esta investigação tem como objetivo identificar os perfis de infraestrutura e a relação com a partilha de conhecimento. O método adotado foi um inquérito, os 231 respondentes trabalham em equipas de tecnologia da informação no Brasil. Na análise foram identificados quatro perfis (foco na tecnologia da informação, foco no suporte da gestão de topo, à deriva e orientado à partilha do conhecimento), sendo que o mais efetivo é o perfil orientado à partilha do conhecimento, não havendo diferença significativa entre os demais clusters em relação a partilha do conhecimento.

Tiago Silva, Jorge Loureiro

Ferramentas Gratuitas para Desenvolvimento de Soluções de Business Intelligence

As organizações guardam grandes quantidades de dados, seja essa informação relacionada directamente com a(s) área(s) de negócio de actividade ou apenas para gestão documental. A capacidade de extrair, transformar e carregar os dados de maneira a identificar oportunidades de negócio é um processo conhecido com BI (Business Intelligence). Informação por si só tem pouco significado, mas a capacidade de extrair informação relacionada e relevante para o negócio poderá ser crucial para a sobrevivência da organização. Informação relacionada e com aspectos de negócio facilmente identificados têm grande importância, mas a BI vai mais além, identificando padrões, por vezes, completamente surpreendentes, que se podem traduzir em novas oportunidades de negócio trazendo, de forma directa ou indirecta, lucros à organização. O desenvolvimento de aplicações de BI pode ser feito com diversas ferramentas disponíveis no mercado, desde ferramentas pagas, gratuitas para uso comercial e open source. Este trabalho apresenta várias ferramentas gratuitas e/ou open source que disponibilizam várias funcionalidades para desenvolver soluções de BI sem custos tecnológicos. Serão listadas as funcionalidades que disponibilizam., será feita uma análise comparativa das mesmas e serão ainda apresentados casos de uso das ferramentas mais promissoras.

Carina Andrade, Maribel Santos

O Twitter como agente facilitador de recolha e interpretação de sentimentos

Desde 2009 que a Porto Editora elege em “infopédia.pt” a palavra que melhor representa os anos que terminam. Este trabalho apresenta uma forma alternativa a essa eleição, substituindo a votação dos cidadãos pela recolha de dados da rede social Twitter ao longo do ano, e procedendo à análise dos mesmos em substituição da votação. Assim sendo, foram recolhidos dados associados às dez palavras finalistas incluídas no conjunto da palavra do ano 2014, os quais foram armazenados em ambiente Hadoop para seguidamente e recorrendo a dois lexicons ser possível a classificação dos tweets. Os lexicons utilizados incluem, por um lado, a lista de palavras positivas e negativas e, por outro, as polaridades associadas às palavras em conjugação com o top vinte e cinco de emoticons utilizados no Twitter. Os resultados obtidos permitem identificar a palavra mais referida e o sentimento, positivo ou negativo associado à mesma.

Gaspar Brogueira, Fernando Batista, Joao Paulo Carvalho

Sistema Inteligente de Recolha, Armazenamento e Visualização de Informação proveniente do Twitter

As redes sociais têm ganho bastante popularidade para a partilha de informação sobre os mais diversos tópicos desde a política, desporto ou mesmo aspetos do quotidiano. As mensagens partilhadas no Twitter1 (tweets) são essencialmente públicas constituindo uma fonte de informação que por ser difundida em tempo real pode revelar-se útil em domínios como o turismo, marketing, saúde ou segurança. Este artigo descreve o desenvolvimento de um Sistema de Informação envolvendo a criação de um repositório de tweets (corpus) escritos em Português Europeu e publicados em Portugal. O sistema envolve também uma REST API que permite o acesso à informação armazenada e um Dashboard Web para análise e visualização de indicadores sobre os dados.

José Pedro Cunha, José Luís Pereira

Column-Based Databases: Estudo Comparativo no âmbito das Bases de Dados NoSQL

O aumento da quantidade de dados gerados que se tem verificado nos últimos anos e a que se tem vindo a dar o nome de Big Data levou a que a tecnologia relacional começasse a demonstrar algumas fragilidades no seu armazenamento e manuseamento o que levou ao aparecimento das bases de dados NoSQL. Estas estão divididas por quatro tipos distintos nomeadamente chave/valor, documentos, grafos e famílias de colunas. Este artigo é focado nas bases de dados do tipo column-based e nele serão analisados os dois sistemas deste tipo considerados mais relevantes: Cassandra e HBase.

Miguel Guimarães, João Saraiva, Orlando Belo

Categorização do Consumo de Energia em Sistemas de Povoamento de Data Warehouses

Os recursos computacionais exigidos durante o processamento de grandes volumes de dados durante um processo de povoamento de um data warehouse faz com que a necessidade da procura de novas implementações tenha também em atenção a eficiência energética dos diversos componentes processuais que integram um qualquer sistema de povoamento. A lacuna de técnicas ou metodologias para categorizar e avaliar o consumo de energia em sistemas de povoamento de data warehouses é claramente notória. O acesso a esse tipo de informação possibilitaria a construção de sistemas de povoamento de data warehouses com níveis de consumo de energia mais baixos e, portanto, mais eficientes. Partindo da adaptação de técnicas aplicadas a sistemas de gestão de base de dados para a obtenção dos consumos energéticos da execução de interrogações, desenhámos e implementámos uma nova técnica que nos permite obter os consumos de energia para um qualquer processo de povoamento de um data warehouse, através da avaliação do consumo de cada um dos componentes utilizados na sua implementação utilizando uma ferramenta convencional. Neste artigo apresentamos a forma como fazemos tal avaliação, utilizando na demonstração da viabilidade da nossa proposta um processo de povoamento bastante típico em data warehouses – substituição encadeada de chaves operacionais -, que foi implementado através da ferramenta Kettle.

Gonçalo Sousa, José Pereira

Document-Based Databases: Um estudo exploratório no âmbito das bases de dados NoSql

Com este artigo pretende-se dar um contributo para a clarificação de uma nova área da tecnologia de bases de dados que emergiu, recentemente, como resposta às dificuldades apresentadas pelo tradicional modelo relacional, no que diz respeito ao suporte do chamado Big Data – as bases de dados NoSQL. Em particular, pretende-se abordar uma das quatro classes de bases de dados em que o mundo NoSQL se divide – as Document- Based databases, de que produtos como o MongoDB e o CouchDB são alguns dos principais representantes. Como propósito do trabalho em que este artigo se enquadra, pretende-se perceber quais as diferenças, a nível de desempenho, entre soluções suportadas por estes dois produtos, quando utilizados no suporte de bases de dados de dimensão crescente, procurando evidenciar também as diferenças entre estas e soluções construídas recorrendo à bem conhecida tecnologia relacional.

Cidália Pereira, João Varajão, Luis Amaral, Delfina Soares, António Cunha

Outsourcing de Serviços de Sistemas de Informação na Banca em Portugal

Ao longo das últimas décadas a função sistemas de informação (SI) evoluiu e tornou-se verdadeiramente fundamental no seio das organizações. Apesar de esta evidência, nem sempre as organizações dispõem dos recursos internos e do know-how necessário para a desenvolver. O outsourcing de serviços de SI tem vindo a apresentar-se como uma alternativa e opção estratégica no contexto da gestão desta função em muitas organizações e em vários setores de atividade. Desenvolver uma melhor compreensão sobre as principais práticas de outsourcing de serviços de SI no setor da banca, dadas as particularidades que apresenta (por exemplo relativamente aos requisitos de confidencialidade e sigilo), constitui o objetivo central deste trabalho. Para tal, foi realizado um inquérito baseado em questionário com o intuito de caraterizar, entre outros aspetos, os serviços sujeitos a outsourcing, as principais motivações, riscos, barreiras e impactos associados ao outsourcing, bem como aspetos de contratação, relação cliente-fornecedor e satisfação. Os principais resultados obtidos são apresentados neste artigo.

Teofilo Branco Junior

Pontos de verificação para contratação de serviços de Outsourcing em Segurança da Informação de TI

Este artigo relata um estudo realizado sobre os pontos de verificação considerados relevantes para o processo de contratação de serviços de Outsourcing em Segurança da Informação. O presente estudo teve por base uma revisão da literatura sobre os fatores críticos de sucesso relacionados com a prestação de serviços de Segurança da Informação (SSI) por empresas terceiras. Neste estudo foram investigadas as preocupações relevantes apontadas pelos autores pesquisados a respeito da relação necessária entre clientes e fornecedores envolvida neste tipo de serviço. Estas questões foram catalogadas e organizadas com o objetivo de apresentar as principais preocupações para verificação da conformidade na prestação do serviço da Segurança da Informação por terceiros. Para que estes pontos possam se constituir em ferramentas de auditoria, há a necessidade de que sejam atribuídas métricas viáveis de registro e relacioná-las com as cláusulas respectivas nos acordos de serviço (SLAs).

Isabel da Rosa, José Tribolet, Miguel Mira da Silva

Portuguese Public Procurement Governance Model

Public Procurement in Europe represents 19% of GDP. The 2014 European Directives on Public Procurement highlight the need for governance measures in Member States. Portugal has been considered a pioneer in electronic Public Procurement and, following Europe’s last guidelines, is dedicating attention to a formal governance model set up. A governance model is fundamental to enhancing integrity in Public Procurement, supporting sustainable and inclusive growth, and reinforcing citizens’ trust. This study aims to analyse the evolution of Public Procurement governance in the Portuguese state and design a model within the Enterprise Governance context. Our proposal builds on the Enterprise Ontology principles and the design uses DEMO methodology to represent the model. It mainly aims to address the lack of articulation among key public entities and to increase alignment between government strategic objectives and public entities action plans. The result of our study observes the recent OECD recommendations on Public Procurement.

Alexandra Monteiro, Carlos J. Costa

Mobile ERP: Melhoria do processo de inventário em loja

A introdução dos ERPs na gestão da cadeia de abastecimento veio trazer grandes melhorias a este processo, no entanto existem ainda problemas que o afetam negativamente. O processo de inventário é apontado como sendo dos principais contribuintes para a problemática. Na revisão da literatura são frequentes os casos de estudo que verificaram diferenças consideráveis entre o stock físico e a informação presente no sistema de informação. Neste estudo tem por objetivo melhorar o processo de inventário pelo aumento de mobilidade do ERP da organização. Mais especificamente, da atividade de registo de quantidades. Foi concebida uma solução adaptada ao contexto de estudo ambicionando o menor custo de implementação, formação e posterior manutenção da mesma. A solução consiste no desenvolvimento de uma aplicação móvel integrada com o ERP da organização que permite a utilização da camara do smartphone para efetuara leitura de códigos de barras e assim melhorar o registo de quantidades. Desta forma foi possível eliminar alguns passos da atividade de registo de contagens, tornar o processo mais eficiente e impulsionar o aumento de mobilidade do ERP da organização.

Artigos Científicos - Posters

Carlos Carvalho, Henrique O’Neill

Contributo para a Implementação de uma ferramenta de service desk no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.

O presente estudo, realizado no Departamento de Apoio ao Utilizador (DAUT) do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), procurou analisar o processo de implementação de uma ferramenta de service desk em curso nesse departamento, com um triplo objetivo: (i) garantir o alinhamento da solução escolhida com as orientações do Governo quanto à implementação de novas tecnologias pela Administração Pública (AP); (ii) avaliar a adequação da solução escolhida às reais necessidades dos utilizadores e (iii) parametrizar um conjunto de métricas que permita disponibilizar informação relevante para o funcionamento do DAUT e do próprio IMT. Para tal, efetuou-se o enquadramento das mais recentes orientações para a adoção de TIC pela AP, bem como uma caracterização estatística das solicitações recebidas dos utilizadores. Desta análise resultou quer a proposta de um conjunto de indicadores a monitorar quer um conjunto de sugestões sobre como efetivamente prestar de um melhor serviço ao utilizador.

Luís Costa, Alberto Carneiro

Tecnologias Informáticas em Organizações de Saúde: o que ainda deve ser repensado

Os Sistemas de Informação (SI) em organizações de saúde têm um elevado valor na vida dos cidadãos e nas políticas de saúde. A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como tecnologias de suporte deve considerar preferências dos diversos atores envolvidos e necessidades de informação dos diferentes serviços e possibilitar a partilha de informação entre estes, para garantir a integração dos vários sistemas. Perante a complexidade de problemas e insuficiências que esses sistemas ainda revelam, é necessário repensar as potencialidades das TIC e procurar novas soluções de modo coordenado e integrado. Este artigo pretende ser uma reflexão sobre os problemas ainda existentes no que respeita à contribuição das tecnologias informáticas para a implementação de estratégias que possibilitem a obtenção de melhores níveis de prestação de cuidados de saúde para todos e de forma sustentada. São apresentadas várias propostas que têm por finalidade aperfeiçoar linhas de desenvolvimento dos SI em organizações de saúde.

Maria da Conceição de Mello Sampayo de Freitas, José Tribolet

Gestão do Conhecimento nas Organizações

Estimular novos conhecimentos nas organizações é atualmente um dos principais fatores de sucesso, pois permite a adequação, adaptação e a mudança das organizações num ambiente caracterizado pela globalização e cooperação de organizações à escala mundial suportadas pelas redes informáticas que têm vindo a evoluir a uma velocidade nunca antes permitida pela tecnologia disponível, não se prevendo a sua estagnação. Hoje em dia uma empresa de sucesso deve ter os seus empregados focados na qualidade de serviço e no cliente tendo como objetivo as relações de longo prazo com os clientes, de forma a gerar novos conhecimentos. As organizações que promovem o desenvolvimento dos empregados como indivíduos sociais potenciam o desenvolvimento do conhecimento e da competência nas organizações, criando vantagem competitiva através da incorporação de ativos de conhecimento nos seus processos de negócio.

António Guerreiro

Does IS/IT Investments Impact on Firm Financial Performance: “Stakeholder” versus “Shareholder” Orientation

This research project addresses a central question in the IS business value field: Does IS/IT investments impact positively on firm financial performance? IS/IT investments are seen has having an enormous potential impact on the competitive position of the firm, on its performance, and demand an active and motivated participation of several stakeholder groups. Actual research conducted in the Information Systems field, relating IS/IT investments with firm performance use transactions costs economics and resource-based view of the firm to try to explain and understand that relationship. However, it lacks to stress the importance of stakeholder management, as a moderator variable in that relationship. Stakeholder theory in its instrumental version, argues that if a firm pays attention to the stakes of all stakeholder groups (and not just shareholders), it will obtain higher levels of financial performance. With this premise in mind, the aim of this research project is to discuss and test the use of stakeholder theory in the IS business value stream of research, in order to achieve a better understanding of the impact of IS/IT investments on firm performance (moderated by stakeholder management).

Artur Marques

On the evolution of hyperlinking

Across time the hyperlink has supported distinct classes of applications and studies. This paper is one perspective on the evolution of the hyperlinking concept, context and behaviors. In a travel across a spectrum of hyperlinking applications and practices, an effort is made to contrast the status quo with its related, broader, conceptual roots. The paper also bridges to some theorized and prototyped hyperlink variations, namely "stigmergic hyperlinks", in an effort to highlight that the ubiquitousness of some objects and their usage patterns might obfuscate opportunities to (re)think them. In trying to contribute an answer to "what has the common hyperlink (such an apparently simple object) done to society, and what has society done to it?" the paper elects situations that have become more and more embedded into the everyday life, which does not help in spotting their roots and the chance for alternatives - maybe the travel can help.

Giovanna Monteiro , Ana Mafalda Barata , Carlos J. Costa

GeoMarketing: Expansion and Development

Here, we investigate Customer Relationship Management (CRM) approach and how we can relate it to geographic information in order to improve marketing strategies and support marketer’s decisions. Supported in this research, we clarify the geomarketing concept and we propose a process. This process is then applied in the context of CRM, KDD (Knowledge Discovery in Databases) and Data Mining. This process is applied in a specific case.

Cristiano Pereira, Carlos Ferreira, Luis Amaral

Estruturas Organizacionais para Gestão do Valor das TI: Um Modelo Conceptual para as Universidades Públicas em Portugal

A Governança Corporativa das Tecnologias de Informação é uma temática primordial reconhecida pela comunidade académica e profissional. A necessidade de obter valor, seja financeiro ou estratégico para a organização, resultante dos investimentos realizados em TI implica uma Gestão do Valor das TI adequada. No contexto das Universidades Públicas Nacionais esta problemática é acentuada pelas suas especificidades organizacionais que dificultam a implementação dos modelos e práticas mais relevantes como o COBIT 5 ou Val IT. Este trabalho tem como objetivo identificar as Estruturas Organizacionais de apoio à Gestão do Valor das TI devidamente enquadradas no modelo de Governo das Universidades Públicas em Portugal usando uma metodologia de investigação baseada numa revisão da literatura, que suportará o desenho de um modelo conceptual para identificação de tais Estruturas.

Paulo António Salvador, Ramiro Gonçalves, Vítor Santos

Alinhamento do negócio com os sistemas de informação: Médias e pequenas empresas portuguesas do setor Vitivinícola

O alinhamento do negócio com os Sistemas de Informação tem sido encarado como um motivo de preocupação pelas organizações, principalmente pelos gestores que reconhecem a importância e benefícios que este alinhamento traz ao seu negócio. Os Sistemas de Informação devem ser encarados como sendo a combinação de procedimentos, informação, pessoas e tecnologias organizados de forma a permitirem a concretização mais eficaz dos objetivos do negócio. Neste artigo é discutido o contributo estratégico que as Tecnologias e Sistemas de Informação podem trazer a um sector tradicional em Portugal como o sector vitivinícola. Foram inquiridos as pequenas e médias empresas (PME’s) deste sector e avaliados os resultados com base no modelo de Maturidade de Alinhamento Estratégico desenvolvido por Luftman. Em todos os seis critérios que fazem parte do modelo, as PME’s do sector vitivinícola encontram-se ainda numa fase inicial (fase 1) de alinhamento entre o negócio e os sistemas de informação. Apesar de a maioria dos inquiridos terem consciência da importância dos sistemas de informação, estes são encarados principalmente como uma despesa e não como uma ferramenta que permitirá um aumento da competitividade e valor da empresa. Espera-se que este paradigma se altere nos próximos anos com a admissão de profissionais com maior formação para os lugares de gestão operacional.

Artigos - Doctoral Consortium

Solange Francisca Mazzaroto, António Manuel Lucas Soares

Arquiteturas Informacionais para a Organização da Informação em Redes Colaborativas Empresariais

Esta investigação está inserida no âmbito das áreas de gestão da informação e de gestão do conhecimento e procura abordar o tema das redes colaborativas, com foco nas organizações empresariais. Essas redes são estabelecidas a partir de relações entre as organizações. São inúmeros os benefícios alcançados com a prática da colaboração, no entanto, verifica-se que as plataformas digitais, utilizadas para a partilha da informação, são limitadas no que diz respeito à organização dessa informação, o que dificulta a sua recuperação. Além disso, nas redes colaborativas, podem existir várias plataformas, por isso, verifica-se a necessidade da integração entre as informações disponibilizadas, ou seja, é necessário que haja uma interoperabilidade entre essas plataformas. De uma forma geral, as necessidades de gestão da informação, nos contextos colaborativos, são heterogêneas e dinâmicas, o que faz com que as arquiteturas informacionais utilizadas desatualizem-se rapidamente. Assim, o problema identificado é que a informação partilhada nas redes colaborativas empresariais não é organizada de forma que possa ser recuperada a longo prazo. Em virtude deste cenário, este estudo propõe desenvolver uma arquitetura informacional, com propriedades de flexibilidade e adaptabilidade aos objetivos das redes colaborativas empresariais, de modo que a informação partilhada seja melhor organizada, o que contribuirá com a sua posterior recuperação.

Isaías Bianchi, Rui Dinis Sousa

Governança de TI em universidades públicas: Proposta de um modelo

O objetivo deste trabalho de investigação é o desenvolvimento de um modelo de governança de TI em universidades públicas para que mais eficaz e eficientemente cumpram a sua missão. A investigação irá identificar os mecanismos de governança de TI utilizados em diferentes realidades universitárias e avaliar a eficiência e eficácia na sua implementação considerando fatores contingenciais. Recorrer-se-á à administração de surveys em contextos sobre os quais já se detém e se tem facilidade em adquirir conhecimento, nomeadamente, universidades federais brasileiras e universidades públicas portuguesas. Design Science Research será utilizada pela sua adequação à resolução de problemas organizacionais complexos que requerem o desenvolvimento de artefactos, neste caso, um modelo para governança de TI em universidades públicas. O modelo proposto gerado será avaliado por especialistas e profissionais da área TI através de surveys, entrevistas e workshops. Analisar-se-á a eficácia e facilidade de implementação de mecanismos e ferramentas que auxiliem na governança de TI. Espera-se contribuir com um modelo e um guia para a sua implementação nas universidades públicas enquanto se reforça o corpo de conhecimento na governança de TI.

Eric Costa, António Lucas Soares, Jorge Pinho de Sousa

Information, knowledge and collaborative networks in internationalisation processes of SMEs

Small and medium enterprises (SMEs) still face challenges and obstacles in internationalisation processes, mainly due to the poor management of information, which constrain the creation and accumulation of knowledge for making decisions. This doctoral project aims to study the internationalisation processes of SMEs in collaborative networks contexts and to design state-of-the-art information and knowledge management models to significantly improve collaborative decision-making in those processes. The research will study two Portuguese industrial enterprise associations (IEAs) and their respective associates (SMEs), as a collaborative network context, following two complementary approaches: one exploratory-oriented (survey and case studies) and the other design- oriented (reference models development). The case studies will uncover in detail the relationships between information, collaboration and knowledge creation in internationalisation, focusing two types of industries: IT/electronics and textile industries. From the results of the case-studies information management models and decision support systems will be developed.

Dario Messina, Ana Cristina Barros, António Lucas Soares

Information management in supply networks: a framework to support risk management decisions

This thesis aims at contributing with new research at the intersection of the research fields of information management and supply chain risk management. Information is a fundamental element for an effective risk management in supply networks. In spite of this, research on how to use internal and external information for risk management decisions in supply networks is scarce. Therefore, this thesis main goal is to characterize information models used in supply networks and the supply chain risk management process in order to propose an aggregated model of internal and external information for risk management decision support in supply networks. This work is based on the Design Science paradigm, which will be applied through several research methods: systematic literature review to analyse the current state of the art on information management in supply networks; field research to analyse the influence of different information organisation models in the process of supply chain risk management and to develop an information model based (artifact); and action research to implement the artifact for the definition of risk mitigation strategies in aeronautic supply networks.

Tiago H. Moreira de Oliveira, Marco Painho

The emotion-aware city: Development of a framework based on social media towards emotion & stress mapping

Since one of the main ambitions of a smart city is to improve urban functions and provided services, it is often perceived as a living urban fabric, in which connected urban citizens, acting as active sensors, have the capacity to contribute even more efficiently to the spatial intelligence of cities. This “immaterial” dimension is related with the need that smart cities have to assess their citizen’s feelings, perception and well-being, giving rise to an emotion- aware city. Mapping emotion builds on a tradition of studies in cognitive mapping, evaluative mapping, environmental preference and environmental affect, adding an approach in which people experience, evaluate and describe their environment “in situ” through social media. This research aims to use an Ambient Geographic Information (AGI) approach by assembling geo-tagged data from Twitter, Flickr, Instagram and Facebook related with people’s perception and feelings regarding Lisbon (Portugal), and therefore characterize its emotional dimension, by comparing these subjective observations with objective measurements (such as socio-demographic statistics, questionnaires and data retrieved from biometric sensors). With this vision of a smart city, that is capable to interpret and harnessing the emotional states of its citizens, it is essential to find new methods and techniques to sensing affect in an urban context.

Teófilo Branco Júnior, Henrique Manuel Dinis dos Santos

Um modelo de confiança para a gestão dos Sistemas de Informação no ambiente de Computação em Nuvem

Apesar das vantagens esperadas, a Computação em Nuvem (CN) ainda apresenta desafios em relação à desconfiança dos usuários em colocarem seus dados em computadores nos quais não possuem muitas formas de controle. Preocupações com a segurança no trato com os usuários, a falta de conformidade com normas e regulamentações, a ausência de mecanismos de controle acessíveis e a incerteza em relação ao sucesso em uma migração para um ambiente de nuvem são ainda alguns entraves para a adoção em larga escala desta tecnologia. Esta proposta de tese pretende investigar as normas e métricas que estão sendo propostas para regulamentar o uso dos SI no ambiente de CN, a fim de se estabelecer um modelo constituído por um conjunto de métricas integradas que representem as condições mínimas necessárias para tornar o ambiente de CN confiável e que possibilite uma avaliação deste ambiente pelas partes envolvidas.

Artigos Profissionais

Jorge Carrola Rodrigues

Qual o Impacto das aplicações em “Software as a Service” (SaaS) no negócio das PME ?

Neste artigo abordam-se fatores de adopção de soluções empresariais desde a época dos “Application Service Providers” (ASP) e que diferenças existem para a atualidade do “Software as a Service” (SaaS). São apresentadas as óticas de Fornecedores e de Clientes, nomeadamente com exemplos de Casos de Estudo realizados e como os Fatores que são considerados mais importantes por parte dos Profissionais de Tecnologias de Informação (TI) nem sempre têm a mesma valorização por parte dos Decisores de Negócio das empresas. Outros aspetos que são também abordados é a tendência crescente para os modelos Híbridos (mix de sistemas em “On-premise” e em SaaS) e como estão a ser impactados os modelos de negócio, quer dos fornecedores, quer das organizações clientes, e a transformação organizacional, de processos e de gestão que passa da gestão de “assets” para a gestão e contratualização de serviços ou um misto dos dois. Finalmente discute-se o que está a ser feito para medir o impacto do uso e o valor resultante, na maior competitividade e performance empresarial das pequenas e médias empresas (PMEs), com aplicações em SaaS.

Joaquim Baptista

Technical Writing for Portuguese Product Companies

The economic crisis in Portugal stimulated the creation of product companies that sell worldwide. Over time, these companies accumulate a capital of knowledge (technical, domain, user) that benefits from governance and engineering by dedicated professionals, traditionally called technical writers. Technical writers have the ability to learn, organize, and transform knowledge, using a rare combination of technical, language, abstraction, and people skills. There is a growing practice of technical writing in Portuguese companies, and professional communities of writers, but University-level training is mostly absent. Sophisticated Portuguese product companies would benefit from further investment in knowledge management practices, using senior talent to systematically audit, retain, and improve knowledge capital.

João Diogo Ramos

9 Tips on How to Pitch a Project - The Collectors Bridge case study

If you are an entrepreneur or an innovator and you have your work appraised by others, even more if you are in the field of Information Technologies, this article should be of interest and bring you a boost of motivation to your work and/or passion. This article describes in detail the experience of the author on the preparation and successful pitching of a project called Collectors Bridge (www.collectorsbridge.com, Coimbra, PORTUGAL) that won the Best Business Plan Award on a National entrepreneurship competition named Arrisca-C (www.arrisca-c.pt, 2013 edition). It starts by introducing the project and then describes the pitch performed, analysing the main decisions and their motivation. From there the author tries to summarize the main success factors an entrepreneur should be concerned about when on similar situations. In the end, based on the experience described, some of the intrinsic characteristics that project promoters should cultivate to enhance their success chances are highlighted. In haste, if you have a great idea and you need to pitch it to take it forward, reading this paper should not do you any harm.

Maria Rodrigues, Guilherme Victorino, Roberto Henriques

Angariação e retenção de clientes numa maternidade privada

Este trabalho apresenta o caso de um prestador de saúde privado, com maternidade, da zona da grande Lisboa, cujo número de partos tem vindo a decrescer. Trabalhou-se um conjunto de dados de utentes da especialidade de Ginecologia/Obstetrícia (GIN/OBS), a partir do qual se construiu uma metodologia de análise inovadora na aplicação de Customer Relationship Management (CRM) a esta especialidade médica. A criação de perfis de utente, através da construção de métricas agregadas, permitiu aferir condicionantes do negócio, como a utilização de Entidades Financiadoras de Referência (EFR’s) e o desempenho de médicos em número de partos, a georreferenciação de utentes, e a segmentação de clientes por valor. Este conhecimento, em conjunto com dados da literatura e da análise do mercado das maternidades privadas, permitiu definir diretrizes de atuação de marketing que podem ser aplicáveis a vários níveis da organização, visando o aumento da quota de mercado de partos do prestador.



Notícias

Submissão de artigos profissionais adiada para 27 de Julho

Por solicitação dos autores, foi decido alargar o prazo de submissões dos artigos profissionais para o dia 27 de Julho. >>

Chamada de submissões (Prazo de submissao alargado 15 de junho)

Em resposta às solicitações dos autores, foi decidido alargar o prazo de entrega dos trabalhos para 15 de junho. >>

CAPSI 2015 na Scopus e na Thomson ISI

A APSI submeteu o pedido de indexação das atas da CAPSI 2014 e CAPSI 2015 às bases de dados da Scopus e da Thomson ISI. O pedido está pendente de aprovação pelas respectivas entidades. >>

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