CAPSI 2015 - Programa Provisório
2 de Outubro
6ª feira
3 de Outubro
Sábado
8:30 Inscrições
9:00

Sessão de boas vindas

Isabel Ramos (APSI)
Henrique O'Neill (Comissão Organizadora)
Carlos Costa (Comissão de Programa)

(Auditório JJ Laginha)

Sessões paralelas 3
Sessão de posters
9:30 Sessões paralelas 1
11:00 Coffee-break
11:30

Sessão de abertura
Carlos Sá da Costa, João Álvaro Carvalho

“Os Sistemas de Informação na Geração de Conhecimento,
na Educação e na Formação"
António Dias de Figueiredo - DEI/UC

(Auditório JJ Laginha)

Sessão encerramento (painel)
Henrique O'Neill (Moderador)

”A colaboração entre as Empresas e as Instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico: desafios e oportunidades no contexto dos sistemas de informação.”
Jorge Sales Gomes - Brisa Inovação
José Tribolet - INESC/IST
Miguel Sales Dias – MLDC/Microsoft
Gonçalo Amorim - IUL MIT Portugal

(Auditório JJ Laginha)

13:00 Almoço – Club I
14:30

Para uma história dos SI em Portugal
Alberto Sant´Ana Godinho - NoLimits,
António Dias de Figueiredo - DEI/UC,
Artur Ferreira da Silva - IST.

(Auditório JJ Laginha)

Doctoral Consortium
16:00 Coffee-break
16:30 Sessões paralelas 2

Sessão Profissional
Artur Ferreira da Silva
18:00

Apresentações de empresas (Patrocinadores)
Jacinto Antunes

Andrew O´Driscoll, “Why IT Project’s Fail, and what YOU can do about it! “, responsável pela área de Quality Management da NOESIS

João Paulo Cavaco - "Recad-AV / LoD Registo, arquivo e distribuição de conteúdos audiovisuais / Learn on Demand", Diretor do DSI do ISCTE-IUL

(Auditório JJ Laginha)

Conclusão da CAPSI 2015

(Auditório JJ Laginha)

19:30 Final do trabalho
20:30 Jantar da Conferência – Hotel SANA Metropolitan

Sessões Paralelas 1

Data e Hora Nome da Sessão Artigo
6ª Feira (9:30-11:00)

Teoria e Modelos

Paulo Resende da Silva, Univ. Évora

(Auditório Caiano Pereira)

Adoção de Tecnologias da Informação: Uma proposta de Modelo de Análise Explorando o modelo UTAUT para Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Suporte ao Ensino Presencial (Ivo Pedro Gonzalez Junior, Ernani Santos)

Autopoiesis and organizations: a biological perspective (Ana S. Costa, José Tribolet)

Uma reflexão sobre a evolução das funcionalidades de tecnologias e sistemas de informação na perspectiva da evolução natural (Jairo Dornelas, Joao Alvaro Carvalho , Denis Silveira)

Governance and Risk Management

Isabel Ramos, Univ. Minho

(Auditório Mário Murteira)

Auditoria do Alinhamento entre Sistemas de Informação e Negócio (Gilberto Capeca, Filipe De Sá-Soares)

Value Focused Approach to Information Systems Risk Management (Sergio Nunes, Gurpreet Dhillon, Mario Caldeira)

Information management in supply networks: a framework to support strategic decision-making (Dario Messina, Ana Barros, António Lucas Soares)

Performance e SI

Bráulio Alturas, ISCTE-IUL

(Auditório 0NE 03)

Cruzamentos e Encruzilhadas – a importância de um SI para um serviço de psicologia escolar (Pedro Miguel de Oliveira, Abílio Oliveira, António Martins)

Modelo de Avaliação do Desempenho das Concessões Automóveis (Jorge Pires, Bráulio Alturas)

Sessões Paralelas 2

Data e Hora Nome da Sessão Artigo
6ª Feira (16:30-18:00)

Processos: da modelação à auditoria

Luís Amaral, Univ. Minho

(Auditório Caiano Pereira)

Modelação de Processos de Negócio: Análise Comparativa de Linguagens (Diogo Silva, José Luis Pereira)

Modelos de Simulação de Processos por Junção de Componentes (Manuel Almeida, Jose Luis Pereira)

O impacto da utilização de RFID: Um estudo de caso numa empresa de manutenção e engenharia (David Ribeiro, Winnie Ng Picoto, Paulo Gonçalves)

Portuguese Public Procurement Governance Model (Isabel da Rosa, José Tribolet, Miguel Mira da Silva)

Processos: da modelação à auditoria

João Samartinho, IP Santarém

(Auditório Mário Murteira)

Um Método para Identificar a Não Conformidade entre os Modelos de Processos de Negócio e o Conceitual de Informação (Rafael Duarte, Denis Silveira, Fernando Wanderley)

O Impacto do Sistema de Workflow no Licenciamento de Redes e Serviços de Radiocomunicações – Estudo de caso na ANACOM (Manuel Gomes, Luisa Domingues)

Modelação de Processos de Gestão de Recursos Humanos (Sebastião Pedro, Vitor Santos)

Análise da relação entre processos de gestão do conhecimento e de gestão de projetos. (Fernanda Gomes, Mírian Oliveira)

Processos: da modelação à auditoria

Anabela Mesquita, IP Porto

(Auditório 0NE 03)

A Public Organization Career Progression Analysis Using Process Mining (Nuno Silva, Marcelo Silva, Carlos Mendes, Miguel Mira Da Silva)

Metodologia para Análise de Oportunidades de Melhoria do Sistema de Gestão de Transporte de Doentes (Constança Roquette, Mónica Duarte Oliveira, José Tribolet, Lúcia Costa, Paulo Marques)

Analysis of Enterprise Architecture Models with Description Logics Reasoning and SPARQL (Gonçalo Antunes, Artur Caetano, Jose Borbinha)

Sistema de gestão e auditoria fiscal na nuvem (Luís Rolo, Alexandre Fonte, Eurico Lopes)

Sessões Paralelas 3

Data e Hora Nome da Sessão Artigo
Sábado (9:30-11:00)

BI & KM

Alberto Carneiro, Univ. Autónoma

(Auditório Caiano Pereira)

Medição de usabilidade e eficiência de dashboards: framework desenvolvida usando os princípios de desenho de Business Intelligence e Interação Homem-Máquina (Miguel Oliveira, Elsa Cardoso, Marina Santana)

Os perfis de infraestrutura e a partilha do conhecimento (Mírian Oliveira, Antonio Maçada, Carla Curado, Felipe Nodari)

Ferramentas Gratuitas para Desenvolvimento de Soluções de Business Intelligence (Tiago Silva, Jorge Loureiro)

As Tecnologias da Informação no processo de ensino-aprendizagem da música (Luís Costa, Bráulio Alturas, Abílio Oliveira)

Big Data

Telmo Henriques, ISCTE-IUL

(Auditório Mário Murteira)

O Twitter como agente facilitador de recolha e interpretação de sentimentos (Carina Andrade, Maribel Santos)

Sistema Inteligente de Recolha, Armazenamento e Visualização de Informação proveniente do Twitter (Gaspar Brogueira, Fernando Batista, Joao Paulo Carvalho)

Column-Based Databases: Estudo Comparativo no âmbito das Bases de Dados NoSQL (José Pedro Cunha, José Luís Pereira)

Categorização do Consumo de Energia em Sistemas de Povoamento de Data Warehouses (Miguel Guimarães, João Saraiva, Orlando Belo)

Outsourcing

Joaquim Baptista, Consultor

(Auditório 0NE 03)

Document-Based Databases: Um estudo exploratório no âmbito das bases de dados NoSql (Gonçalo Sousa, José Pereira)

Outsourcing de Serviços de Sistemas de Informação na Banca em Portugal (Cidália Pereira, João Varajão, Luis Amaral, Delfina Soares, António Cunha)

Pontos de verificação para contratação de serviços de Outsourcing em Segurança da Informação de TI (Teofilo Branco Junior)

Information systems design and user satisfaction: A banking case study (Bruno Padinha, Henrique O'Neill)

Sessão de Posters

Data e Hora Nome da Sessão Artigo
Sábado (9:30-11:00)

Apresentação em Poster

Carlos J. Costa, ISCTE-IUL

(Átrio 0NE)

Mobile ERP: Melhoria do processo de inventário em loja (Alexandra Monteiro, Carlos J. Costa)

Contributo para a Implementação de uma ferramenta de service desk no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (Carlos Carvalho, Henrique O’Neill)

Tecnologias Informáticas em Organizações de Saúde: o que ainda deve ser repensado (Luís Costa, Alberto Carneiro)

Gestão do Conhecimento nas Organizações (Maria da Conceição de Mello Sampayo de Freitas, José Tribolet)

Does IS/IT Investments Impact on Firm Financial Performance: “Stakeholder” versus “Shareholder” Orientation (António Guerreiro)

On the evolution of hyperlinking (Artur Marques)

GeoMarketing: Expansion and Development (Giovanna Monteiro , Ana Mafalda Barata , Carlos J. Costa)

Estruturas Organizacionais para Gestão do Valor das TI: Um Modelo Conceptual para as Universidades Públicas em Portugal (Cristiano Pereira, Carlos Ferreira, Luis Amaral)

Alinhamento do negócio com os sistemas de informação: Médias e pequenas empresas portuguesas do setor Vitivinícola (Paulo António Salvador, Ramiro Gonçalves, Vítor Santos)

Doctoral Consortium

Data e Hora Nome da Sessão Artigo
Sábado (15:00-16:30)

Apresentação em Doctoral Consortium – Painel I

Bráulio Alturas - ISCTE-IUL
Luisa Domingues - ISCTE-IUL
Marco Painho - Nova IMS
Maria Helena Monteiro - ISCSP

(Ala Autónoma - Clube ISCTE)

Arquiteturas Informacionais para a Organização da Informação em Redes Colaborativas Empresariais (Solange Francisca Mazzaroto, António Manuel Lucas Soares)

Information, knowledge and collaborative networks in internationalisation processes of SMEs (Eric Costa, António Lucas Soares, Jorge Pinho de Sousa)

The emotion-aware city: Development of a framework based on social media towards emotion & stress mapping (Tiago H. Moreira de Oliveira, Marco Painho)

Sábado (16:30-17:00) Pausa
Sábado (17:00-18:30)

Apresentação em Doctoral Consortium – Painel II

Carlos Ferreira – Univ. Aveiro
João Álvaro Carvalho – Univ. Minho
Luisa Domingues - ISCTE-IUL
Winnie Picoto - ISEG

(Ala Autónoma - Clube ISCTE)

Information management in supply networks: a framework to support risk management decisions (Dario Messina, Ana Cristina Barros, António Lucas Soares)

Governança de TI em universidades públicas: Proposta de um modelo (Isaías Bianchi, Rui Dinis Sousa)

Um modelo de confiança para a gestão dos Sistemas de Informação no ambiente de Computação em Nuvem (Teófilo Branco Júnior, Henrique Manuel Dinis dos Santos)

Sessão Profissional

Data e Hora Nome da Sessão Artigo
6ª Feira (16:30-18:00)

Apresentação de Artigos Profissionais

Artur Ferreira da Silva, IST

(Auditório JJ Laginha)

Qual o Impacto das aplicações em “Software as a Service” (SaaS) no negócio das PME ? (Jorge Carrola Rodrigues)

Technical Writing for Portuguese Product Companies (Joaquim Baptista)

9 Tips on How to Pitch a Project - The Collectors Bridge case study (João Diogo Ramos)

Angariação e retenção de clientes numa maternidade privada (Maria Rodrigues, Guilherme Victorino, Roberto Henriques)



Notícias

Submissão de artigos profissionais adiada para 27 de Julho

Por solicitação dos autores, foi decido alargar o prazo de submissões dos artigos profissionais para o dia 27 de Julho. >>

Chamada de submissões (Prazo de submissao alargado 15 de junho)

Em resposta às solicitações dos autores, foi decidido alargar o prazo de entrega dos trabalhos para 15 de junho. >>

CAPSI 2015 na Scopus e na Thomson ISI

A APSI submeteu o pedido de indexação das atas da CAPSI 2014 e CAPSI 2015 às bases de dados da Scopus e da Thomson ISI. O pedido está pendente de aprovação pelas respectivas entidades. >>

Sponsors

Apoios